top of page
Triglicerídeos elevados :

    Reduza / controle os carbohidratos da dieta. Exemplos : pão branco, macarrão, bolos, frutas, tubérculos (batata, mandioca, etc..), refrigerantes não diet, sorvete, sucos de caixa. Os carbohidratos são matéria prima para que o fígado construa os triglicerídeos.

    Reduza / controle os alimentos com muita gordura. Exemplos : Carnes com pedaços de gorduras, bacon, linguiça, mortadela, queijo amarelo, maionese, manteiga, creme de leite, leite integral. Estes são fontes de colesterol e triglicerídeos já prontos, independendo do metabolismo do fígado.

    Os ovos devem ter seu consumo moderado, principalmente em pacientes diabéticos. Recomenda-se procurar evitar mais de 2 por semana.

    A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser desestimulada. O último Consenso da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre alterações lipídicas recomenda total restrição do consumo de álcool.

    Pratique exercícios pois os triglicerídeos são utilizados pelo corpo na formação de energia como para a contração muscular. Assim , ao exercitar-se você requisita ao metabolismo que quebre triglicerídeos para formar energia. A atual recomendação sugere atividades físicas aeróbicas 3 a 6 vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos. O ideal é atingir 60% a 75% da FC máxima estimada no teste ergométrico, ou conforme orientação do seu cardiologista.

    Habitue-se a comer frutas, saladas e legumes, principalmente crus, pois estes vão ser ricas fontes de fibras, vão ajudar a saciar a fome, sem o prejuízo causado pelas massa industrializadas.

    No preparo das comidas prefira grelhados, cozinhados ou assados. Prefira o uso de panelas anti aderentes, reduzindo o uso de frituras.

    Em pacientes diabéticos, o bom controle dos triglicerídeos frequentemente está associado ao bom controle da diabetes.

bottom of page