top of page
Colesterol elevado :

    O colesterol LDL é atualmente a principal meta no tratamento da aterosclerose. É notável que apenas 1/3 do colesterol sanguíneo vem da alimentação, sendo os outros 2/3 resultado do nosso próprio metabolismo.

    A regra geral para moderar os alimentos ricos em colesterol é observar se são derivados de animais. Os alimentos derivados de animais contém colesterol sendo importante selecioná-los:

    Leite é uma fonte importante de proteínas, mas como vem dos animais também aumenta o seu LDL. Troque por leite desnatado que tem o mesmo conteúdo de proteínas mas zero colesterol.

Os derivados do leite devem seguir a mesma regra. Use iogurte desnatado, coalhada desnatada, creme de leite light, queijos brancos, preferencialmente diet. Existe requeijão zero em gordura.

Evite manteiga. Quando precisar usar, prefira margarina rica em poliinsaturados. Se for passar em algum alimento, evite expor a margarina ao calor direto (por exemplo, não passe no pão para colocá-lo no forno. Esquente o pão e passe uma pequena quantidade quando ele já estiver fora).

    Carne vermelha tem maior conteúdo de colesterol que as carnes brancas. Prefira como fonte de carne os peixe e aves sem o couro. Na galinha, o peito é a carne mais magra, depois vem a asa, sendo a coxa a mais rica em colesterol. Os crustáceos tem conteúdo de colesterol semelhante a carne vermelha.

    Sobre os ovos, sempre existe controvérsia. Procure usar o bom senso e evitar ingerir com excesso. Estudo recente sugeriu que os ovos são especialmente danosos em diabéticos. Sempre que possível, evite a gema, que é a parte gordurosa do ovo.

    Presunto, salame, salsichas, linguiças, todos são derivados de animais e tem um teor elevado de gordura. Evite, mas quando for consumir, prefira os light.

    Molhos prontos com frequência contêm alto teor de gordura.

      Pacientes com elevação importante de LDL devem realizar o Teste ergometrico e o Ultrassom doppler de carótidas na vigilância preventiva.

bottom of page